SJSP diz que Folha desrespeitou funcionários ao unificar redações

SJSP diz que Folha desrespeitou funcionários ao unificar redações

Atualizado em 29/04/2010 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

SJSP diz que Folha desrespeitou funcionários ao unificar redações

O jornal Folha de S. Paulo foi questionado pela representação sindical dos jornalistas a respeito da razão pela qual a entidade não foi consultada sobre as mudanças na publicação provenientes da fusão das redações impressa e online.

Arquivo IMPRENSA
Guto Camargo

Ao Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) - presidido por Guto Camargo, a Folha declarou que a repaginação de suas redações faz parte de uma "estratégia empresarial" e que a entidade não "precisa ser consultada" em questões internas da empresa.

No entendimento do SJSP, a publicação desrespeitou a entidade e, "indiretamente (...) também seus funcionários", o que poderia acarretar perda de qualidade produtiva. "Trabalhar com profissionais desmotivados e ultrajados nos seus direitos trabalhistas, a própria Folha bem sabe, é perder qualidade no jornal que produzem. Isso já ocasionou queda na venda em bancas e de assinantes", avaliou a representação.

As modificações advindas da fusão entre Folha de S.Paulo e Folha Online, para o sindicato, agravaram infrações trabalhistas já existentes no Grupo Folha, como excesso de carga horária e de trabalho.

"Este é o triste retrato da redação da Folha , que obriga seus profissionais, um a um, a assinar aditivo ao contrato de trabalho estabelecendo que faz parte de seu trabalho a colaboração com os meios digitais da empresa. Um absurdo, pois a questão é coletiva! A questão tem de ser negociada com o Sindicato dos Jornalistas", argumenta o SJSP.

Leia mais