SJSC - Jornalistas e estudantes catarinenses vão às ruas em favor do diploma

SJSC - Jornalistas e estudantes catarinenses vão às ruas em favor do diploma

Atualizado em 25/10/2005 às 08:10, por Por: Sindicato dos jornalistas de Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, a atenção dos profissionais de jornalismo de todo o país estará voltada para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. Lá, estará sendo julgada a Ação Civil Pública que permitiu, em 2001, que pessoas sem formação em jornalismo obtenham Registro Profissional no Ministério do Trabalho. Jornalistas e estudantes de todo o país vem se manifestando publicamente em favor da volta da necessidade de formação profissional.

Aqui em Santa Catarina uma série de eventos estão sendo realizados. Em Florianópolis foi feita panfletagem, hoje, na "esquina democrática" da Rua Felipe Schmidt. Em Chapecó, também hoje, houve corrida de revezamento de diploma, panfletagem e programa de rádio ao vivo, todos na Praça Coronel Bertaso, no centro da cidade. Em Rio do Sul, um debate com estudantes da Unidavi ocorreu na noite de quinta-feira. Na sexta foi realizada panfletagem no centro da cidade e hoje à noite haverá ato público durante o intervalo de aulas da universidade. Em São Miguel do Oeste foi realizado, na sexta-feira, esquete teatral e panfletagem.

Amanhã serão realizadas panfletagens em Blumenau (escadaria da igreja São Paulo, às 11 horas) e Tubarão (antes do início das aulas, na Unisul). Na quarta-feira as manifestações ocorrem em Araranguá (centro da cidade) e em Jaraguá do Sul (calçadão da Marechal Deorodo, das 9 às 12 horas).