Site publica 573 mil mensagens de texto enviadas durante ataques de 11/09

Site publica 573 mil mensagens de texto enviadas durante ataques de 11/09

Atualizado em 26/11/2009 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Mais de 573 mil mensagens de texto enviadas durantes os ataques ao World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, foram publicadas na Internet por um grupo de ativistas.

O grupo, denominado , conta que a maioria das mensagens foi enviada por pessoas comuns, novaiorquinos e moradores da cidade que estavam em pânico por conta do atentando. O objetivo das mensagens era, sobretudo, encontrar pessoas desaparecidas.

O site expõe todas as mensagens enviadas durante um período de 24h, contado a partir das 3h da madrugada do dia dos atentados (5h em Brasília).

Para aumentar o realismo, o grupo resolveu reproduzir em ordem cronológica as mensagens publicando-as também exatamente no mesmo momento em que foram enviadas originalmente.

De acordo com informações da BBC, o objetivo dos Wilileaks é promover a transparência ao colocar documentos vazados online. Entre os arquivos do site, estão manuais, processos judiciais e uma série de documentos do governo.

O porta-voz do grupo, Daniel Schmitt, declarou que as mensagens foram enviadas para o portal de forma anônima há algumas semanas.

"São mais um dado para termos uma visão geral do que ocorreu naquele dia", observa o porta-voz. Ele sublinha, ainda, que nenhuma das mensagens reforça teorias conspiratórias. Dentre as mais conhecidas, estaria a que o governo norte-americano seria o verdadeiro responsável pelos ataques.

Uma das empresas responsáveis pelo serviço de envio de mensagens textos ressaltou estar preocupada "em saber que mensagens que incluíam comunicações entre oficiais do governo parecem ter sido interceptadas e reveladas publicamente, numa clara violação da lei federal".

Oficialmente, o Governo dos EUA ainda não se manifestou a respeito da publicação das mensagens.

Leia mais