Site inglês lança sistema online de vigilância de câmeras de segurança

Site inglês lança sistema online de vigilância de câmeras de segurança

Atualizado em 05/10/2010 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O site inglês ("Olhos da Internet", em tradução livre) lançou na última segunda-feira (04) um sistema de monitoramento de câmeras em circuito fechado de TV (CCTV). O portal cobra uma assinatura para que lojas e mercados possam ter suas câmeras monitoradas.

Segundo O Globo , as imagens são encaminhadas em tempo real para computadores de monitores registrados no site, e vigiados por internautas pagos pelo Internet Eyes. Caso percebam alguma atividade suspeita, os vigilantes virtuais enviam uma mensagem de texto ao "cliente".

O CCTV mantém a identidade do proprietário do estabelecimento e do vigilante em sigilo.O local de onde as imagens são enviadas também não é reconhecível, pois são trocadas em um curto espaço de tempo. Além disso, o site não permite que o usuário pago para vigiar o estabelecimento alheio observe locais próximos à sua residência, evitando o risco de reconhecer um vizinho.

Caso os relatos de roubo ou invasão de propriedade relatados pelo observador do site seja válido, paga-se uma recompensa de cerca de US$ 1.580.

O sistema de monitoramento online foi criado em um cenário de altas taxas de furto em lojas e mercados na Inglaterra. O serviço não é bem visto por pessoas que defendem a privacidade na rede, que acreditam que o site encorajaria as pessoas a vigiarem umas às outras.

Leia mais

-