Site do Exército brasileiro publica artigo que reescreve versão do Golpe Militar de 1964
Site do Exército brasileiro publica artigo que reescreve versão do Golpe Militar de 1964
A história recente do país ganhou uma nova versão no site do Exército brasileiro. Em artigo intitulado " ", a instituição afirma que o Golpe de 1964 foi importante para que o país voltasse à normalidade e para que a democracia prevalecesse.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , a versão do Exército contradiz a versão oficial do governo brasileiro. No artigo, a instituição afirma que o "povo brasileiro estava certo quando, na década de 60, optou pela democracia." De acordo com informações do livro "Direito à Memória e à Verdade", publicado pela Presidência da República em 2007, cerca de 50 mil pessoas teriam sido detidas durante os meses posteriores ao golpe.
Recentemente, o Programa Nacional dos Direitos Humanos foi alvo de polêmica, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou termos como "perseguidos políticos" e "regime ditatorial" do texto do decreto. Além disso, Lula havia concordado em criar a Comissão da Verdade para investigar casos de violação ao direitos humanos durante um período de quatro décadas.
Os ministros Nelson Jobim, da Defesa, e Paulo Vannuchi, de Direitos Humanos, não quiseram se pronunciar sobre o assunto.
Leia mais






