Site de fofocas de estudantes universitários causa polêmica nos Estados Unidos

Site de fofocas de estudantes universitários causa polêmica nos Estados Unidos

Atualizado em 19/02/2008 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O site JuicyCampus.com, que reúne fofocas anônimas enviadas por estudantes de mais de 50 universidades norte-americanas, está fomentando o debate sobre liberdade de expressão e difamação na internet. Com garantia de anonimato, o site encoraja estudantes a dividirem suas fofocas e pensamentos, convidando-os a comentá-los e votar nas informações mais quentes.

O estudante Ginger Enclade, no jornal estudantil Daily Bruin , da UCLA, na Califórnia, escreveu que "desde a criação do site, emergiu uma nova raça de celebridades do campus: aqueles que, desavisadamente, foram rotulados e difamados na internet".

Criado para ser um espaço virtual de debate, onde os estudantes poderiam falar de artes, música ou a vida estudantil, a maioria dos tópicos é sobre sexo e drogas nos campi. Uma das questões que mais preocupam os estudantes é o eventual potencial do site de destruir reputações e até ameaçar o futuro profissional.

A polêmica é tão grande que na Universidade Pepperdine, na Califórnia, o diretório central estudantil realizou uma enquete on-line e concluiu que 85% dos estudantes eram a favor da proibição do site no campus, 10% eram contra, 2% não tinham opinião sobre o assunto e 3% não sabiam do que se tratava o JuicyCampus.com.

No jornal universitário The Graphic, a estudante Gloria Sheller escreveu: "Com a adição da Pepperdine ao JuicyCampus.com, os estudantes chegaram ao nível mais baixo de todos os tempos. Espalhar rumores pelo disse-me-disse já é ruim o suficiente, mas fazê-lo de modo que milhões de pessoas possam acessá-los on-line é um pensamento aterrorizador."

Apesar do pedido da central de estudantes para que o site fosse proibido, a administração da universidade decidiu adiar a decisão e realizar uma nova consulta, alegando que restringir o acesso seria muito controverso.

Os administradores da universidade enviaram cartas aos operadores do site e ao site hospedeiro, Media Temple Inc, além do Google, que coloca os anúncios que sustentam o JuicyCampus.com, exigindo a retirada dos posts difamatórios e pedindo maior moderação. Nenhuma das empresas respondeu.

Matt Ivester, criador do JuicyCampus.com, disse ao Daily Bruin que ele foi criado "para a diversão. Não achamos que é para ser levado muito a sério."

Com informações da BBC.