Site de buscas chinês é processado pela segunda vez por direitos autorais

Site de buscas chinês é processado pela segunda vez por direitos autorais

Atualizado em 29/02/2008 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O Baidu.com, principal site de buscas da China, está sendo acusado de violar direitos autorais por um grupo de empresas de música, e enfrenta o seu segundo processo judicial nessa área.

Em dezembro de 2007, o Baidu.com - mais acessado na China do que o Google - conseguiu uma vitória nos tribunais contra um grupo de grandes empresas também do setor da música, que o acusava de oferecer downloads ilegais de seus produtos na internet.

Em 2005, a relação de sete empresas, que incluiu EMI, Sony BMG, Warner Music e Universal Music, denunciou o site por disponibilizar o download e reprodução, sem permissão, de 137 músicas cujos direitos autorais de propriedade intelectual lhes pertencem.

Na ocasião, os representantes do Baidu explicaram que sua seção de MP3 e outros formatos de arquivos de som, que tornou o portal popular na China, só oferece links aos endereços em que outras pessoas colocam a música à disposição.

De acordo com Qu Jingming, representante da Music Copyright Society of China, o site de buscas chinês "permite que as músicas sejam ouvidas, transmitidas e baixadas de diversas maneiras em seu site, sem a aprovação, e sem restringir a pirataria, além de lucrar com publicidade pelo aumento do número de acessos".

As informações são da Folha Online.

Leia mais: