Site da "Folha" deixará de publicar "Psicóloga Direta" após acusação de plágio

O jornal Folha de S.Paulo informou, na última quinta-feira (27/2), que deixará de publicar as tirinhas da personagem "Psicóloga Direta&

Atualizado em 28/02/2014 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal Folha de S.Paulo informou, na última quinta-feira (27/2), que deixará de publicar as tirinhas da personagem "Psicóloga Direta", de João Mirio Pavan em seu site. O motivo seria a existência de uma intérprete anterior, ilustrada pelo cartunista espanhol Molg H., chamada .
Crédito:Reprodução Personagem original (à esq.) e personagem plagiada (à dir.)
Segundo a publicação, Pavan havia informado que tinha o profissional espanhol como ilustrador de sua personagem, e que neste mês o tinha trocado pelo brasileiro Pedro Naine. Ele argumentou não considerar que houve plágio. "O novo desenho é uma releitura inspirada na obra de Molg H.", disse, ressaltando haver diferenças no tipo de humor feito por ele.
Em seu perfil no , o ilustrador espanhol informou que não autorizou a utilização de seus desenhos pela página “Psicóloga Honesta”. “Aparentemente, alguém tem plagiado, copiado ou feito um trabalho derivado de ‘La psicóloga honesta’. (...) Existe uma página no Facebook que publica imagens modificadas da minha tira com novos textos”, disse Molg H., que publica as tirinhas desde junho de 2013.
O profissional relatou que havia recebido mensagens para autorizar que seu trabalho fosse publicado, entretanto, não tinha respondido ao ilustrador brasileiro. “O criador da página do Facebook me enviou várias mensagens pedindo permissão para utilizar as imagens (observação: a permissão foi pedida depois de usá-las, não antes), às quais não respondi em nenhum momento porque, na verdade, não sabia o que responder. (...) Isso quer dizer que não lhe dei a permissão”, explicou.
O espanhol disse que não vai “começar a definir o que é plágio, o que é trabalho derivado, o que é cópia, ou o que é se basear em algo para produzir algo novo”. “Acho que é sempre bom usar referências se for para criar algo exclusivamente novo. (...) Não estou chateado com o criador da página da psicóloga honesta. Ele simplesmente errou. Todos nós cometemos erros às vezes”, escreveu.
Após a publicação de Molg H., Mirio Pavan reconheceu que havia cometido um erro. A página antes intitulada “Psicóloga Honesta”, que tem mais de 154 mil seguidores, mudou de nome para “Psicóloga Direta”. Segundo o criador, a mudança foi feita após a fanpage ser alvo de denúncias de internautas que acreditavam que o título ofendia a imagem dos profissionais da psicologia.