Site da CNN divulga boato sobre estado de saúde de Steve Jobs; ações da Apple sofrem queda
Site da CNN divulga boato sobre estado de saúde de Steve Jobs; ações da Apple sofrem queda
O site de jornalismo colaborativo da emissora CNN divulgou, nesta sexta-feira (03/10), uma notícia informando sobre uma suposta internação hospitalar de Steve Jobs, CEO da Apple, devido a um ataque cardíaco. Se baseando em uma fonte dita "confiável", o autor da nota dizia que, nesta manhã, Jobs teria sentido fortes dores no peito e levado às pressas para a UTI. Desmentida pelo departamento de relações públicas da Apple, a notícia não passava de um boato.
Segundo reportagem do site INFO Online, mesmo com o comunicado da empresa afirmando que o CEO passava bem, o portal , que mescla características de fórum, rede social e site de notícias, manteve a falsa informação por mais de vinte minutos no ar. Foi esse tempo o suficiente para aumentar significativamente o tráfego de posts sobre Jobs no , em blogs e em redes sociais.
O autor da reportagem, um usuário chamado johntw, não tinha nenhum post publicado no iReport e seu perfil não continha fotos ou quaisquer outras informações relevantes. Também por conta do rumor gerado acerca do estado de saúde de Jobs, as ações da Apple chegaram a cair 5,4% na bolsa eletrônica Nasdaq no mesmo período em que circulou a notícia. Por volta das 13h desta sexta, as ações da companhia já haviam se recuperado e estavam em alta de cerca de 4%.
Outro episódio falso sobre o executivo foi em agosto deste ano, quando a Bloomberg publicou por engano a versão inacabada de uma matéria falando sobre a morte de Jobs.
Leia mais
-
-
-
-






