Site conecta internautas de forma aleatória por meio de webcams

Site conecta internautas de forma aleatória por meio de webcams

Atualizado em 25/03/2010 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Milhares de pessoas estão aderindo aos serviços de um site que conecta de forma aleatória internautas por meio de suas webcams.

Criado pelo russo Andrey Ternovskiy, de apenas 17 anos, o , lançado em novembro de 2009, reunia apenas dez pessoas, todas amigas do jovem. Hoje, em horários de pico, mais de 35 mil fazem uso do serviço.

No serviço, o usuário clica na opção "Play" e imediatamente um completo estranho aparece na tela do computador. Caso não goste do interlocutor, seleciona a opção "Next" e troca aleatoriamente de "parceiro" virtual.

O nome do site indica seu objetivo. Chatroulette seria algo próximo de "roleta de conversas virtuais".

De acordo com a BBC Brasil, como não há controle sobre quem usa o site, uma vez que não é necessário qualquer tipo de cadastro, o Chatroulette é indicado por muitos como um potencial campo de ação para pedófilos e criminosos virtuais.

"Eu acho bacana que um conceito tão simples possa ser útil para tanta gente, apesar de algumas pessoas estarem usando o site de maneiras não muito legais. (...) Para mim, é simplesmente fantástico", disse Ternovskiy.

Apesar de não exigir cadastro, o site apresenta duas regras ao usuário, que precisa ter mais de dezesseis anos e permanecer vestido durante a interação com outro internauta. Caso uma destas duas normas seja quebrada, o usuário pode clicar na opção "Report" para avisar ao site ou chamar atenção do "parceiro".

Leia mais