Site apresentará relação de gastos dos projetos da Copa do Mundo de 2014

Site apresentará relação de gastos dos projetos da Copa do Mundo de 2014

Atualizado em 07/10/2009 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Os investimentos e gastos com a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, poderão ser acompanhados a partir de dezembro por meio de um portal. O site faz parte do Protocolo de Intenções ratificado entres os tribunais de contas dos estados, o Tribunal de Contas da União e as comissões de fiscalização financeira e controle da Câmara e do Senado.

Agência Câmara
Silvio Torres
De acordo com o deputado Silvio Torres (PSDB-SP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, a página apresentará informações detalhadas a respeito do desenvolvimento e aplicação dos projetos previstos para a realização da Copa do Mundo.

Entre os dados disponíveis no site, o internauta poderá consultar destinação dos recursos, a relação dos nomes dos responsáveis pelos projetos e o cronograma de inauguração, além de ordens bancárias e notas de empenho produzidas pela administração pública para as atividades, obras e compra de material permanente referentes à Copa.

O site poderá ser usado também para fazer denúncias e observações sobre os projetos e contas das obras do evento. O temas serão divididos ainda por área de atuação, como transporte, saúde, segurança, infraestrutura aeroportuária ou turismo. A pesquisa sobre os projeto poderá ser feita, ainda, por região.

A intenção da proposta, segundo o parlamentar, é coibir irregularidades e tornar transparente o processo de estruturação do evento. "A nossa preocupação é que não ocorra os mesmos erros cometidos nos Jogos Panamericanos Rio 2007. Queremos que a população participe acompanhando e fiscalizando tudo o que está sendo feito na organização do Mundial", frisou.

O deputado salientou que o Tribunal de Contas da União não aprovou as contas do Panamericano; parte do que estava previsto no prospecto da candidatura não foi cumprido e as arenas não foram mais utilizadas depois do evento.

Leia mais