SIP se reúne com presidente do Equador para amenizar possível dissolução da Fundamedios

O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Gustavo Mohme, se reuniu na última terça-feira (15/9) com o presidente do Equador, Rafael Correa, para fazer um apelo contra o possível encerramento de , principal órgão de defesa pela liberdade de imprensa no país e que vem sendo acusada pelo governo equatoriano de "intromissão na política".

Atualizado em 16/09/2015 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Eduardo Santillán / Presidencia de la República SIP tenta evitar que Rafael Correa feche a Fundamedios
Segundo o La Nación , o encontro foi promovido para conscientizar o presidente de que a medida pode representar "um ataque à liberdade de imprensa". "Esperamos que ele [Correa] tome cada vez mais consciência de que a liberdade de expressão não é um direito humano que pode ser censurado, confiscado ou dissolvido. Chamamos, portanto, o presidente para refletir sobre essa atitude que ele está por tomar".

Mohme ainda ressaltou que, caso se concretize, o "fim" da Fundamedios representaria também um grave atentado à democracia equatoriana. "A dissolução do Fundamedios é muito mais do que um ataque a uma organização. É um ataque à própria essência do estado democrático e, como tal, deve ser condenado pela comunidade internacional".