SIP pede esclarecimento de assassinatos de dois jornalistas brasileiros
SIP pede esclarecimento de assassinatos de dois jornalistas brasileiros
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu nesta terça-feira (25) que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pressione o governo brasileiro a esclarecer os assassinatos dos jornalistas brasileiros Nivanildo Barbosa Lima e Jorge Vieira da Costa, mortos em 1995 e 2001, respectivamente.
Uma carta dirigida ao secretário executivo da CIDH, Santiago Cantón, reitera o pedido feito pela SIP pelo fim da impunidade em torno dos assassinatos dos dois jornalistas, segundo a EFE. "Permitimos-nos chamar sua atenção sobre estas duas últimas investigações apresentadas à honorável comissão que o senhor dirige, confiando em que seu organismo influenciará o Brasil para que os culpados sejam punidos", diz a carta.
Repórter do jornal Ponto de Encontro , da Bahia, Barbosa Lima foi assassinado em 1995, aos 27 anos, e já tinha sofrido várias ameaças por denunciar grupos de extermínio da região. Já Vieira da Costa, da Rádio Tropical, em Teresina (PI), também tinha sido ameaçado e morreu, em 2001, sete dias após sofrer um atentado.
A SIP desenvolve uma campanha pelo fim da impunidade na América, para que sejam condenados os responsáveis por mais de 350 crimes contra jornalistas nos últimos 22 anos.
Leia mais
-
-






