SIP pede empenho na investigação de crimes contra a imprensa no Brasil
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu às autoridades brasileiras, na última terça-feira (18), maior empenho na investigação de crimes contra jornalistas.
A SIP quer "o máximo esforço e agilidade na investigação de assassinatos de jornalistas" por parte das autoridades brasileiras, para que "o incentivo proporcionado pela impunidade" seja eliminado.
Outro item da resolução é dirigido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e trata da censura judicial ao jornal O Estado de S. Paulo . A entidade pede ao CNJ que tome "medidas para restabelecer a liberdade de imprensa e informação, violentadas pela decisão do Poder Judiciário, que segue impedindo, por mais de dois anos, que o jornal O Estado de S. Paulo possa publicar informações relacionadas à Operação Boi Barrica/Faktor, da Polícia Federal".
Há, ainda, um outro documento, intitulado "Impunidade/Brasil". Nele, 22 considerações que retomam episódios em andamento na Justiça foram assinadas pelos participantes. A principal delas é um pedido em favor da federalização dos crimes de imprensa, para o qual já existem uma PEC, uma lei no Senado e outra na Câmara.
Leia mais






