SIP critica atuação de governos contra liberdade de imprensa na América Latina
SIP critica atuação de governos contra liberdade de imprensa na América Latina
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou a participação de governos no cerceamento à liberdade de expressão na América Latina. As críticas foram levantadas durante a terceira jornada da 65ª Assembleia-Geral da entidade, realizada na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
De acordo com o anfitrião do encontro, o presidente do jornal argentino La Nación , Bartolomé Mitre, é "deprimente" a situação dos jornalistas no continente. O executivo ressaltou que governos "apelam a qualquer recurso para intimidar ou silenciar o Jornalismo livre".
O vice-presidente da SIP, Gonzalo Marroquín - diretor do jornal guatemalteco Prensa Libre - ainda alertou sobre a tendência na América Latina de o poder público "legislar contra a imprensa".
Para Robert Rivard, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa, há muitos anos a liberdade de imprensa não passava por "um semestre tão complicado". O jornalista, do veículo americano San Antônio Express News, lembrou que de janeiro a junho deste ano, 16 profissionais de imprensa foram assassinados na região. Segundo ele, as mortes ocorreram em decorrência do aumento do crime organizado e da proliferação de campanhas governamentais contrárias à liberdade de expressão. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo .
Leia Mais
-
-






