Estado de Minas - Portal Imprensa "> Estado de Minas - Portal Imprensa ">

SIP considera "desproporcional" decisão contra o jornal Estado de Minas

SIP considera "desproporcional" decisão contra o jornal Estado de Minas

Atualizado em 01/04/2009 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

SIP considera "desproporcional" decisão contra o jornal Estado de Minas

A decisão judicial que concedeu sete páginas de direito de resposta à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no jornal Estado de Minas foi classificada pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) como "desproporcional".

O pedido da Universidade foi impetrado após a publicação de reportagens que envolviam a instituição em denúncias sobre supostas irregularidades no uso de verba pública e nepotismo em cargos de direção. No último sábado (28), uma liminar reverteu a decisão.

Para Enrique Santos Calderón, presidente da entidade, mesmo que o direito de resposta faça parte da Lei de Imprensa brasileira, o uso dele nesta situação foi "desproporcional". "O uso de maneira desproporcional do direito de resposta funciona, às vezes, como uma censura ao jornal, pelo espaço que ocupa em detrimento de outras notícias e, também porque muitas vezes deixa de lado a consideração sobre a veracidade da denúncia", declarou.

Em comunicado, a SIP afirmou que "as autoridades da universidade tinham se negado a dar declarações aos jornalistas quando foram consultadas sobre as irregularidades", informou a agência de notícias Efe. Segundo Calderón afirmou, a polêmica poderia ter sido evitada, pois "o jornal mostrou boa vontade para publicar a versão da universidade sobre os fatos".

Leia mais