SIP condena morte de dono de jornal no BR e pede investigação de assassinato em Honduras

SIP condena morte de dono de jornal no BR e pede investigação de assassinato em Honduras

Atualizado em 17/12/2009 às 18:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (17), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou o assassinato do empresário brasileiro José Givonaldo Vieira, dono da Rádio Bezerros FM e da Folha do Agreste , em Pernambuco, e exigiu a abertura imediata de uma investigação em Honduras para apurar a morte da filha da jornalista Karol Cabrera.

Segundo a SIP, "existem suspeitas de que o crime [do empresário] esteja ligado a denúncias feitas em seu programa de rádio". O carro de Vieira foi abordado por dois homens armados quando Vieira chegava à sede da rádio. Após levar três tiros na cabeça, ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O presidente da entidade, Alejandro Aguirre, alertou "sobre a importância de que este crime seja rapidamente esclarecido, para saber os motivos e identificar e punir os autores materiais e intelectuais", informou a agência de notícias AFP.

No caso de Katherine Nicolle Rodríguez Cabrera, de 16 anos, filha da jornalista hondurenha, a entidade acredita que o atentado tenha sido dirigido a Cabrera, que havia denunciado ameaças contra sua família.

A menina de 16 anos estava grávida e viajava com seu marido e outras duas pessoas no carro de sua mãe. O carro foi fechado o homens em uma motocicleta, que dispararam contra Katerine.

Leia mais