SIP condena Governo cubano por proibir que blogueira receba prêmio nos EUA
SIP condena Governo cubano por proibir que blogueira receba prêmio nos EUA
Nesta quarta-feira (14), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) criticou o Governo cubano por impedir que a blogueira Yoani Sánchez vá aos Estados Unidos para receber um prêmio de jornalismo na Universidade de Colúmbia, em Nova York.
Autora do blog "Generación Y" - que faz duras críticas ao regime comunista de partido único em Cuba - Yoani foi considerada pela revista Times uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008.
A blogueira, filóloga por formação, iria aos EUA para receber o prêmio Maria Moors Cabot, que condecora jornalistas ocidentais cujos trabalhos tenham influenciado o entendimento entre as Américas.
O presidente da SIP, Enrique Santos Calderón, declarou que "este episódio faz lembrar o martírio que muitos jornalistas estão passando presos na ilha", informou a agência de notícias Efe.
O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Robert Rivard, disse que a entidade "reitera o pedido para que sejam libertados outros jornalistas independentes cubanos jogados nas prisões".
Leia mais





