SIP compara Lula a Hugo Chávez e diz que ele faz "críticas desmedidas" à imprensa

SIP compara Lula a Hugo Chávez e diz que ele faz "críticas desmedidas" à imprensa

Atualizado em 18/03/2009 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Em um relatório divulgado na última segunda-feira (16), após uma reunião em Assunção, capital do Paraguai, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) afirmou que a principal ameaça à liberdade de imprensa na América Latina é a "retórica agressiva de governantes".

Agência Brasil
Presidente Lula
No documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é comparado ao presidente venezuelano Hugo Chávez; a entidade considera que ele faz "críticas desmedidas" à imprensa quando o enfoque das reportagem ou um comentário não lhe agradam.

Como exemplo, a SIP citou o episódio com o jornalista norte-americano Larry Rother, em 2004 - que quase foi expulso do país após publicar uma reportagem no The New York Times sobre o suposto consumo exagerado de bebida alcoólica por Lula -, e sua entrevista à revista piauí , em que afirmou que ler jornais lhe dava "azia".

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto afirmou que não poderia responder às críticas porque recebeu apenas parte do relatório da SIP. O presidente da entidade, Enrique Santos Calderón, lembrou na reunião - terminada na última terça-feira (17) - que neste ano, já foram registradas quatro mortes de jornalistas na América Latina: dois no México, um na Venezuela e um no Paraguai.

Leia mais