SIP cobra de presidente Lula esclarecimento de assassinato de jornalista da Bahia

SIP cobra de presidente Lula esclarecimento de assassinato de jornalista da Bahia

Atualizado em 26/10/2009 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta segunda-feira (26), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esclarecimento da morte do jornalista baiano Manoel Leal de Oliveira, em 1998.

Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Proprietário do jornal A Região , de Itabuna, ele foi vítima de uma emboscada quando chegava em sua casa, em 14 de janeiro de 1998. Apesar de alguns pistoleiros terem sido presos, o crime nunca foi totalmente esclarecido.

No dia 21 de setembro, o estado da Bahia reconheceu sua responsabilidade na morte do jornalista, por não fornecer segurança ao profissional. Após uma determinação do Comitê Interamericano de Direitos Humanos (CIDH), o governador Jaques Wagner anunciou que enviará à Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei pedindo indenização de R$ 100 mil à família do jornalista.

De acordo com a agência de notícias Efe, a SIP pressionou a aprovação do projeto de lei, e pediu que a a Justiça reabra o caso, para que os culpados pelo assassinato sejam punidos.

O posicionamento da organização faz parte da campanha "Acabemos com a Impunidade", que tem como objetivo solucionar os mais de 350 crimes contra jornalistas cometidos nos últimos 22 anosno continente.

Leia mais