Sindicatos indicam nomes para compor conselho curador da TV Minas

Sindicatos indicam nomes para compor conselho curador da TV Minas

Atualizado em 26/07/2005 às 11:07, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, finalmente resolveu cumprir a lei e formar o Conselho Curador da Fundação TV Minas. Há sete anos, os sindicatos vêm cobrando o funcionamento do Conselho, que, pela Lei 11.179 de 10/08/93 (Estatuto da TV Minas), é o órgão de deliberação e controle, responsável inclusive por analisar a prestação de contas antes de seu envio ao Tribunal de Contas do Estado.

O Conselho é composto por sete membros. Um das vagas é para representantes dos sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e dos Artistas. As três entidades, juntas, devem enviar uma lista com seis nomes (três titulares e três suplentes) ao governador, para que ele faça a escolha de dois nomes (titular e suplente) e proceda à nomeação formal.

A participação dos sindicatos no Conselho Curador vai além da busca de soluções dos problemas de cada categoria. Trata-se de uma instância para propor mudanças no formato e gestão da emissora, tendo como meta a existência de uma emissora realmente pública.

Para reforçar a indicação e dar maior representatividade ao futuro conselheiro titular e ao conselheiro suplente, os sindicatos, em comum acordo, resolveram submeter suas indicações ao referendo dos empregados da TV Minas. Confira o resultado do referendo, realizado em 7 de julho.

APURAÇÃO REFERENDO - CONSELHO CURADOR - TV MINAS

Aloísio Lopes - 71 votos

José Catarino Nascimento - 8 votos

José Oliveira Júnior - 3 votos

Pery de Souza - 54 votos

Gérson Pires - 68 votos

Romina Faria - 31 votos

133 assinaturas

133 cédulas

Indicados ao Conselho Curador
Indicação do Sindicato dos Jornalistas Aloisio Lopes - Jornalista Profissional - Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG desde 2002. Começou a participar das discussões sobre comunicação pública, em 1995, através do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. É autor de proposição legislativa para criação do Conselho Estadual de Comunicação.

Pery de Souza (Geraldo Márcio Lima de Souza) - Jornalista profissional há 24 anos, atualmente é repórter da TV Minas. Trabalhou na TV Alterosa, Record e Bandeirantes e nos jornais Estado de Minas, Diário da Tarde e Hoje em Dia. Foi repórter das Rádios CBN e Itatiaia e editor na Rádio Inconfidência.

Indicação do Sindicato dos Radialistas
José Catarino do Nascimento - Locutor- apresentador da TV Cidade e Rádio Clube de Itaúna. É diretor do Sindicato dos Radialistas e vice-coordenador da Fittert. Participou da Conferência Pan-americana de Radiodifusão (março/2003 ), na Argentina, Los Angeles (setembro/2003) e na Bolívia (maio/2004).

Gérson Pires - Radialista, graduado em Relações Públicas. Na TV Minas atua como diretor de tv. Foi editor e produtor na Bandeirantes. Também trabalhou no Departamento de Cinema e Vídeo da Escola de Belas Artes da UFMG e na Envídeo.

Indicação do Sindicato dos Artistas
José de Oliveira Junior - Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Novas Tecnologias em Comunicação. É diretor de Projetos do Sindicato dos Artistas (Sated/MG) e coordenador de sua área de formação. Já ministrou diversos cursos de Gestão Cultural. É membro da Comissão de Seleção de projetos do Instituto BDMG Cultural.

Romina Faria Caetano - Jornalista pós graduada em Comunicação e Gestão Empresarial. Funcionária da TV Minas onde atua como editora de texto dos jornais Sete e Meia e Jornal Minas 1º Edição. Produtora e camerawoman de 20 minisséries do projeto Contos de Minas e diversos curtas. Em 1996 foi membro de equipe que visitou as TVs públicas e privadas da Alemanha.