Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas gaúchos denunciam agressões na TVE e FM Cultura

Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas gaúchos denunciam agressões na TVE e FM Cultura

Atualizado em 24/08/2005 às 09:08, por Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas.

Os presidentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, José Carlos Torves, e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS, Antônio Édson Peres, sustentaram, na Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, no dia 16 de agosto, as denúncias contra a TVE e FM Cultura feitas na Tribuna Popular da sessão de 9 de junho deste ano. Os dois dirigentes garantiram que as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores nas duas emissoras continuam e acrescentaram que, com a troca da presidência, a situação se agravou.

"Além da agressão física do editor João Carlos Machado Filho ao repórter Dirceu Neto, agora houve o desrespeito moral do novo presidente, Rogério Caldana, com a apresentadora Lena Kurtz", informou Peres. Ele sustentou que a profissional foi tirada do vídeo sob argumentos estéticos do próprio Caldana.

Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas além de registrar que há ocorrência policial da agressão de Machado Filho em Dirceu Neto, denunciou agressões verbais do diretor Jorge Seadi e que o diretor da FM Cultura, Rodolfo Rospide, assedia moralmente os servidores da emissora. Esses fatos foram levados para o Conselho da emissora para punição administrativa. Além de encaminhar as denúncias para a Assembléia Legislativa e para a diretoria das duas emissoras, a Câmara de Vereadores da capital gaúcha chamará a direção das emissoras para prestar esclarecimentos.