Sindicatos de jornalistas da França protestam contra prisão de repórter na Turquia

Sindicatos de jornalistas da França se uniram para emitir nesta quinta-feira, 3, um comunicado em protesto contra a prisão de Loup Bureau, repórter de 27 anos preso há uma semana nas imediações da fronteira da Turquia com o Iraque.

Atualizado em 04/08/2017 às 15:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo turco o acusa de terrorismo por causa de encontros dele com grupos separatistas curdos. Crédito:Facebook/Reprodução

De acordo com o site da Rádio França Internacional, as entidades que representam os jornalistas francesas pedem a “liberação imediata” de Bureau e cobram atitudes do governo francês. O ministério de Relações Exteriores do país diz estar acompanhando o caso “com atenção”.


A agência de notícias turca Anadolu informa que o repórter foi detido na província de Sirnak, na Turquia, próximo à fronteira com o Iraque e a menos de 20 Km do território da Síria. Os agentes de segurança justificaram o ato por Bureau estar em posse de fotos e registros de entrevistas com membros de facções que lutam pela emancipação do território curdo.


Os sindicatos franceses lembram que a Turquia mantém 160 jornalistas presos e ocupa o 155º lugar no ranking de liberdade de imprensa elaborado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. O protesto recebeu o apoio da Federação Europeia de Jornalismo (FEJ) e da Federação Internacional de Jornalismo (FIJ).


Saiba mais: