Sindicatos da Espanha e Itália conseguem acordos contra demissões de jornalistas
Sindicatos da Espanha e Itália conseguem acordos contra demissões de jornalistas
Acordo entre os sincatos de jornalistas da Espanha e Itália e os veículos de comunicação do desses países diminui impactos dos planos de demissões aniunciados pelas empresas.
Na Espanha, o Sindicato dos Jornalistas da Catalunha conseguiu firmar acordo com o grupo Zeta que assegura uma redução de 17% nas demissões previstas. Desse modo, a dispensa afetará 442 pessoas, ao invés das 53 anunciadas pela empresa no final do ano de 2008. O acerto entre o sindicato e o Zeta baseia-se em reformas antecipadas rescisões contratuais amigáveis.
Já na Itália, após cinco meses de negociações, a administração da emissora La7 aceitou anular a demissão de 25 jornalistas, em troca de uma redução da carga horária de trabalho e do salário de partes da redação.
De acordo com informações do site português Jornalistas Online, a Federação Nacional da Impnresa italiana declarou quer o acordo é um sacrifício (também econômico) que os jornalistas enfrentam com grande responsabilidade, não só para defender legitimamente o seu trabalho como para sustentar com força a participação profissional e moral de desenvolvimento do pluralismo",
Leia mais






