Sindicato vai ao Portal Terra e não encontra "jornalistas"

Em nota oficial, o Sindicato afirma que é de conhecimento público a existência de jornalistas na redação do Portal.

Atualizado em 12/09/2011 às 18:09, por Alessandra Ungria*.

Atualizada às 22h25

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo foi à redação do Portal Terra, na última sexta-feira (9), e não encontrou "jornalistas" para discutir sobre a campanha salarial da classe. O RH da empresa impediu a entrada dos sindicalistas, afirmando que o conteúdo do site não era feito por profissionais de comunicação, o que descaracterizaria a visita.
Eles seriam registrados no Sindicato dos Trabalhados de Empresas e Cursos de Informática, o que é considerado, pela organização, como algo prejudicial à classe, já que estes profissionais têm seus direitos trabalhistas "ameaçados", podendo executar jornadas "maiores que as permitidas, receber salários mais baixos, etc".
"Recebemos várias reclamações de jornalistas que prestam serviço para grandes portais, como Terra, UOL, IG, entre outros, e esperamos que esta situação seja resolvida", ressalta José Augusto Camargo, o Guto, presidente do sindicato.
Ele afirma, ainda, que a instituição realizou contato com a empresa, para que o problema seja sanado. Caso contrário, o sindicato pretende utilizar de meios legais, para que as "irregularidades sejam sanadas". "Se isso não for resolvido, teremos que pedir um enquadramento sindical correto no Ministério Público", disse.
Procurada por IMPRENSA, a assessoria do Terra nega que tenha acontecido uma visita dos diretores do SJSP ao local. De acordo com nota enviada à reportagem, "não houve qualquer contato de representantes desse Sindicato com o departamento de Recursos Humanos da empresa".
O Terra salienta, ainda, que, por ser um portal de Internet, que funciona como centro aglomerador e distribuidor de produtos, serviços e conteúdos diversos na web, tem em seu corpo funcional profissionais de formações acadêmicas variadas, "sendo certo que o que determina a afiliação sindical é a natureza da atividade da companhia".
Ainda em nota, a empresa afirma que é, desde 2004, afiliada ao SINDIESP, sindicato que representa os interesses dos empregados de empresas nas áreas afeitas à internet, "assim como os demais portais do Estado". "Assim sendo, o Portal Terra entende que assuntos relacionados à afiliação sindical da empresa ou seus empregados devem ser tratados direta e exclusivamente junto ao SINDIESP (empregados) ou ao SEINESP (patronal)", finaliza o comunicado.
* Com supervisão de Gustavo Ferrari
Leia mais

- - -