Sindicato repudia veto do jornal A Tribuna à coluna de Elio Gaspari

Sindicato repudia veto do jornal A Tribuna à coluna de Elio Gaspari

Atualizado em 10/03/2010 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Sindicato repudia veto do jornal A Tribuna à coluna de Elio Gaspari

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo repudiou o veto do jornal A Tribuna , de Vitória, ao texto de Elio Gaspari sobre o debate nas Nações Unidas das condições prisionais do estado. O texto, intitulado "As masmorras de Hartung aparecerão na Onu", em alusão ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), deixou de ser publicado pelo jornal no último domingo (7). Detentora dos direitos de reprodução da coluna, A Tribuna não esclareceu porque ignorou o texto.

Em nota, a presidente do Sindicato, Suzana Tatagiba, disse que o estado vive em meio à falta de liberdade de expressão e informação. "Fica cada vez mais explícita a falta de democracia da mídia capixaba. A censura é uma constante em todas as redações. As empresas praticam a liberdade de empresa e não de imprensa".

No texto, Gaspari cita que as condições prisionais do Espírito Santo serão debatidas em Genebra, na Suíça, em um painel paralelo à reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Segundo o jornalista, Hartung "terá um encontro com o inforúnio" e terá de enfrentar um dossiê na ONU contra as condições vivenciadas pelos presos do estado.
Para Suzana, existe uma "blindagem" de parte da imprensa local sobre o atual governador do Espírito Santo.

Em entrevista ao próprio Sindicato, Gaspari disse que tomou conhecimento do veto pelos jornais e avaliou como "óbvios" os motivos do jornal ter ignorado a coluna.

O editor-executivo-adjunto de A Tribuna , Rodrigo Couto, não informou a razão da coluna não ter sido publicada. Já o governo do estado declarou que o assunto deveria ser tratado com o jornal.

Leia Mais

-