Sindicato questionará demissões da TV Cultura no Tribunal Regional Eleitoral

Sindicato questionará demissões da TV Cultura no Tribunal Regional Eleitoral

Atualizado em 05/08/2010 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A representação sindical dos jornalistas de São Paulo requisitou, na última quarta-feira (04), reunião com o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, para esclarecimentos sobre os boatos de demissão em massa na TV Cultura, fato não desmentido pela emissora.

Para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), a redução no quadro de funcionários é "inadmissível", uma vez que a TV Cultura é gerida por recursos dos contribuintes paulistanos e que a presidência da Fundação ignore sua importância para a como "patrimônio para os jornalistas".

Para a entidade, é leviano que a direção da TV encare os cortes como redução de custos. "Não podemos aceitar que a atual direção da TV Cultura apenas enxergue o custo da manutenção da emissora e não leve em conta a relevância social que a TV pública tem ou os prêmios nacionais e internacionais que ganhou com sua programação", declarou.

O sindicato pontuou, ainda, que levará a questão ao Tribunal Regional Eleitoral para investigar a "legalidade da possível dispensa de profissionais em período" de eleições.

Apesar de admitir ao jornal O Estado de S.Paulo que as demissões devem ocorrer em todas as áreas da emissora, Sayad observou que o assunto será debatido pelo conselho da TV. A ideia, segundo ele, é "racionalizar a televisão".

Leia mais