Sindicato faz queixa contra rádio e ex-dirigente do Inter por exercício ilegal da profissão

Fernando Carvalho assumiu o "Sala de Redação" após a demissão de Kenny Braga e do afastamento de Paulo Sant'Ana

Atualizado em 13/11/2014 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul fez uma queixa-crime contra a Rádio Gaúcha e o ex-presidente do Internacional de Porto Alegre, Fernando Carvalho, por exercício ilegal da profissão. Carvalho assumiu o programa "Sala de Redação" após a demissão do comentarista Kenny Braga e do afastamento de Paulo Sant'Ana, depois de uma briga ao vivo.
Crédito:Divulgação Rádio é acusada de empregar ex-presidente do Internacional como radialista
De acordo com o portal Terra, o presidente da entidade, Antonio Ricardo Malheiros Silva de Souza pondera que, apesar de ser advogado, Fernando Carvalho deveria ter registro profissional para atuar na rádio.
O Sindicato informa que a empresa e o dirigente infringem a Lei do Radialista e acusa a emissora de ser conivente e incentivar o crime por contratação irregular. Carvalho alega que foi “convidado para participar do programa, com prazo determinado, até o final do ano".
Após o anúncio de sua participação na última terça-feira (11/11), ele disse que foi convidado para fazer 20 programas. “Eles me convidaram para ser efetivo do programa, mas eu disse que tenho os meus afazeres profissionais e não poderia atender ao pedido, mesmo eles tendo oferecido um bom dinheiro".
"Eu não gosto de assumir compromisso e depois não poder cumprir, eu estou toda hora viajando e iria faltar muito. Por isto acertei um contrato temporário por 20 programas, mesmo assim terão uns dias que eu irei faltar, na próxima semana eu vou estar no Paraguai e não poderei comparecer em alguns dias”, acrescentou.
Ainda de acordo com a publicação, o salário seria muito maior que o piso de radialista no Estado, que é de pouco mais de R$ 1 mil. Além de atuar como advogado, Carvalho tem uma rede de estacionamentos e trabalha como consultor de um grupo de empresários de jogadores de futebol.
O Caso

A briga na Rádio Gaúcha ocorreu após o resultado da partida entre o Grêmio e Internacional, ocorrida no último domingo (9/11), na qual o tricolor gaúcho levou a melhor sobre o Inter por 4 a 1. No momento da discussão, Braga condenava a ação do ex-presidente do Grêmio (Cacalo), que também integra a equipe do programa, por ter postura agressiva na atração. Sant'Ana, então, diz para ele "vai gritar com tua mãe". E o apresentador rebateu: "Com tua mãe FDP". Após a confusão, a RBS lamentou o episódio e esclareceu que, por ter utilizado palavra de baixo calão para ofender um dos participantes do programa, Braga seria desligado e Sant’Anna, "que se manifestou de forma inadequada na ocasião", afastado do programa por prazo indeterminado.
Ouça o programa neste . A discussão começou aos 7min e 31 seg.