Sindicato dos Jornalistas realiza protesto contra violência à imprensa no Amazonas

Sindicato dos Jornalistas realiza protesto contra violência à imprensa no Amazonas

Atualizado em 14/05/2009 às 08:05, por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O Sindicato dos jornalistas do Amazonas (SJPAM) realizará um ato de protesto, na próxima sexta-feira (15), contra a violência sofrida na última semana pelos profissionais de imprensa do estado. A medida foi acertada em reunião do órgão na terça-feira e deverá ser realizada no campus da Universidade Federal do Amazonas.

Divulgação
César Wanderley
Segundo o presidente do sindicato, César Wanderley, a mobilização terá por finalidade trazer à tona os recentes atos de violência contra jornalistas no estado e criar um alertas às autoridades para que providências possam ser tomadas. O gestor do órgão ressalta que o ato teve apoio de entidades do setor, como Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

"Estamos realizando essa mobilização para mostrar para a sociedade como a região está se tornando uma terra sem lei, onde são privados os direitos humanos, a liberdade de informação e de imprensa", avaliou Wanderley.

De acordo com o órgão, em menos de uma semana dois jornalistas foram vítimas de violência. Na sexta-feira (8), o secretário do SJPAM, Cristovão Nonato, teve o carro queimado por criminosos. Três dias depois, o professor de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, Gilson Monteiro, foi agredido em sala de aula.

Além do ato de protesto na próxima sexta, o Sindicato ainda prevê a realização de outra mobilização, ainda sem data definida, na avenida Eduardo Ribeiro, no centro da capital Manaus.

Crédito da foto: Sindicato do Amazonas

Leia Mais

-