Sindicato dos Jornalistas do RS e Fenaj se solidarizam com profissionais do grupo RBS

Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestaram solidariedade aos profissionais de imprensa de Porto Alegre (RS), especialmente aos funcionários do Grupo RBS, “supostamente tido como um dos alvos dos manifestos ocorridos em 17 e 20 de junho”.

Atualizado em 25/06/2013 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Reprodução Entidades repudiam agressões a jornalistas do grupo de mídia
De acordo com a Zero Hora , as entidades, que já publicaram nota oficial repudiando “qualquer tipo de violência e, em especial, as ameaças ao Jornalismo e aos jornalistas”, reiteraram, no comunicado, que reconhecem como legítimas os protestos que ocorrem pelo Brasil, mas que não podem “compactuar com ameaças de invasão a prédios públicos ou privados”.

Reconhecendo que a linha editorial dos veículos de comunicação “é de total responsabilidade de seus proprietários ou concessionários”, o Sindicato e a Fenaj afirmam que, contudo, ela não pode servir como motivação para que os profissionais de imprensa sejam agredidos.

“Destacamos que existe instância para mudar o serviço de comunicação no Brasil, que no nosso entendimento deve ser reconhecido como um direito do cidadão, mas essa mudança se dará dentro de atos democráticos e não com ameaças e agressões”, diz o comunicado.

No fim do texto, ressaltando que “o Sindicato e a Fenaj estarão atentos a qualquer possibilidade de ameaças a profissionais de imprensa”, as entidades cobram “segurança a todos os jornalistas, independentemente da empresa em que atuam”.