Sindicato dos Jornalistas do DF protesta contra demissões no Jornal de Brasília

Sindicato dos Jornalistas do DF protesta contra demissões no Jornal de Brasília

Atualizado em 13/02/2008 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Sindicato dos Jornalistas do DF protesta contra demissões no Jornal de Brasília

Na última terça-feira (12), o Jornal de Brasília anunciou a demissão de 43 funcionários somados redação e apoio. Além de jornalistas, também foram cortados profissionais de telemarketing, limpeza, infra-estrutura e comercial, informa o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, em comunicado. Ainda segundo Schettino, foi solicitada a Marco Antônio Lombardi, proprietário do jornal, uma reunião para que fossem discutidos os desdobramentos da crise.

A Diretoria do Sindicato protesta contra as demissões e, embora a empresa tenha se comprometido a pagar todas as verbas rescisórias, se coloca à disposição aos que se sentirem prejudicados. As rescisões acontecerão a partir de quinta-feira. "O jornalista que se sentir prejudicado no acerto de contas deve pedir para constar no verso da rescisão todas as ressalvas que achar necessárias. Essa medida ajuda no eventual ajuizamento de ações trabalhistas".

Desde o início de 2007, o Jornal de Brasília vinha enfrentando uma crise aguda. De acordo com o Sindicato, houve sucessivos atrasos no pagamento, denunciados ao Ministério Público e á Delegacia Regional do Trabalho. "Nos últimos meses os salários vinham sendo pagos em dia, mas a solução encontrada pelos patrões foi demitir profissionais com mais de 15 anos de casa e reajustar a folha de pagamento", disse a entidade em nota.