Sindicato dos jornalistas de Minas Gerais reduz valor de contribuição que substitui imposto sindical

Sindicato dos jornalistas de Minas Gerais reduz valor de contribuição que substitui imposto sindical

Atualizado em 10/02/2005 às 14:02, por Redação Portal Imprensa.

Nova pagina 1

Como todos sabem, no mês de março as empresas descontam de cada trabalhador brasileiro, o valor referente a um dia de trabalho. É o chamado imposto sindical, instituído no governo Vargas, que perdura até hoje. Parte deste recursos ( 60%) é repassado aos sindicatos de base. O restante é distribuído entre federações e confederações, além de um fundo do Ministério do Trabalho. O desconto é feito diretamente no contracheque e depositado na Caixa Econômica Federal, sem intermediação dos Sindicatos. Este imposto não tem nenhum relação com a contribuição voluntária dos jornalistas sindicalizados.

Para os profissionais liberais, como os jornalistas, no entanto, há a possibilidade legal de substituir o imposto sindical pela taxa confederativa. Com o intuito de reduzir o valor do desconto do imposto sindical, a Diretoria do SJPMG estabeleceu o valor de acordo com o piso salarial da categoria. Assim será de R$ 37,00 para a capital e R$ 25,00 para o interior.

Mas atenção, a lei determina que esta contribuição tem que ser paga até 8 de março. Após o pagamento, apresente cópia ao departamento pessoal de sua empresa para evitar o desconto de um dia no contracheque de março.

Jornalistas free-lancer também estão obrigados ao pagamento, segundo artigo 585 da CLT.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de MG