Sindicato do PR fará exames para foto repórteres

Sindicato do PR fará exames para foto repórteres

Atualizado em 11/05/2011 às 16:05, por Klaus Junginger/subeditor do Portal IMPRENSA.

Por O (Sindijor-PR) dará início a terceira turma de candidatos para expedição da carteira de repórter fotográfico e cinematográfico profissional. Marcada para o dia 21/5 (sábado) de manhã na sede do sindicato, em Curitiba, os candidatos devem comprovar segundo grau completo, ser domiciliados no estado do PR e ter experiência profissional na função.
Compostas por duas fases, uma teórica (de cunho técnico) e outra, de interpretação de texto, o exame tem índices de reprovação de quase 30%.
A prova é um esforço do Sindijor para regulamentar a profissão junto ao Ministério do Trabalho. Somente quem não tem registro profissional em que consta discriminada a função de repórter fotográfico ou cinematográfico, precisa realizar o exame.
Adir Nasser Jr., assessor de imprensa do Sindijor informa, por email, que o sindicato pretende realizar duas provas anuais para expedição das carteiras profissionais. Sobre a motivação, Adir explica que a prova é uma forma de "garantir que os registros de repórteres fotográficos e cinematográficos sejam concedidos a pessoas que, embora não tenham cursado a faculdade de Jornalismo, já estejam efetivamente no mercado, atuando na área".
Segundo o assessor, o processo de seleção se faz necessário como única garantia de o profissional atender às exigências para exercer a função com alguma garantia. "A medida é mais relevante agora, pois com o fim da obrigatoriedade do diploma, o mercado ficou exposto a aventureiros", escreve.
Leia mais: