Sindicato denuncia emissora por demissão de jornalista após pressão de parlamentar

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) denunciou a RICtv, que faz parte do Grupo RIC, por demitir a jornalista Carol Romanini, apresentadora da emissora em Londrina (PR), após pressão do deputado federal Felipe Barros (PL).

Atualizado em 15/09/2022 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Além das afiliadas da Record TV no Paraná, o Grupo RIC controla as afiliadas da Jovem Pan FM no estado.
Segundo o Sindijor Norte PR, o parlamentar é aliado de Leonardo Petrelli Neto, dono do Grupo RIC no Paraná, e pediu a demissão da jornalista devido a um incidente ocorrido no último sábado envolvendo integrantes de seu comitê de campanha e a torcida Falange Azul, do Londrina Esporte Clube. A jornalista teria sido demitida apenas por estar próxima à confusão. Crédito: Reprodução Sindijor Norte PR Ainda segundo o sindicato, um dia antes da demissão, o Grupo RIC proibiu o uso das cores vermelha e bordô por repórteres e apresentadores, para evitar associação com a candidatura do ex-presidente Lula.
"Felipe Barros, o deputado bolsonarista, possui influência direta sobre a linha editorial do Grupo RIC. E essa influência levou à demissão da jornalista. Em um evidente abuso de autoridade e assédio eleitoral contra os trabalhadores", diz nota assinada pelo Coletivo de Diretores do Sindijor Norte do PR e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).