Sindicato de São Paulo critica "pressão" para jornalistas apoiarem Aécio Neves

Diários Associados convidou profissionais a participar de atos de campanha

Atualizado em 10/10/2014 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Em nota divulgada na última quinta-feira (9/10), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiou a atitude do grupo de mídia Diários Associados, proprietário do Estado de Minas e Correio Braziliense , que convocou jornalistas a participarem de atos de campanha em apoio ao candidato à presidência da República pelo PSDB Aécio Neves.
Crédito:Divulgação Sindicatos repudiaram pressão do grupo de mídia para que seus jornalistas apoiem o candidato
A mensagem foi encaminhada aos funcionários pelo sistema de correspondência interno da empresa (intranet) na última terça-feira (7/10). Um dia depois, o Diários Associados alegou que o espaço está "aberto também para a divulgação de eventos que apoiam a candidata Dilma Rousseff".
"O Sindicato repudia a atitude tomada pela direção do Diário dos Associados e reitera que qualquer tipo de pressão aos jornalistas deve ser denunciada", ponderou a entidade.
Na última terça-feira (7/10), o Sindicato dos Jornalistas no Estado de Minas Gerais também divulgou nota contra a coação dos profissionais e reiterou que "ninguém pode ser obrigado a participar de ato de campanha de nenhum candidato a cargo eletivo".
Crédito:Reprodução Mensagem foi enviado no sistema interno de comunicação
"Qualquer tipo de pressão deve ser denunciada para que sejam tomadas as medidas jurídicas cabíveis para resguardar o direito ao voto dos eleitores. [...] Os Diários Associados não falam em nome dos trabalhadores. O voto dos mineiros é livre", ressaltou.
Leia também