Sindicato de Portugal move ação contra redução salarial em veículos estatais

Sindicato de Portugal move ação contra redução salarial em veículos estatais

Atualizado em 10/01/2011 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O Sindicato dos Jornalistas de Portugal enviou ação coletiva para o Tribunal de Trabalho de Lisboa na última sexta-feira (07) com posição contrária à redução salarial imposta aos jornalistas dos veículos estatais Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Agência Lusa e Jornal da Madeira.
A determinação de redução de salários está baseada na nova Lei do Orçamento do Estado e na Resolução do Conselho de Ministros
De acordo com o texto enviado, a atitude do governo fere os "direitos dos seus associados ao serviço das três empresas - a primeira de capitais exclusivamente públicos e as outras duas de capitais majoritariamente públicos - especialmente a garantia da manutenção do valor das retribuições". O Sindicato também afirmou em nota que após ter analisado com seus departamentos jurídicos a possibilidade de associados entrarem com ações individuais será fornecida todo suporte jurídico necessário.
Desde 2009 em função da crise mundial o governo já dava sinais de que poderia reduzir salários chegando a um corte de 10%. À época, o economista português Eduardo Catroga sustentava tal medida e afirmava que Portugal tinha uma "oportunidade histórica" de reduzir salários.

Leia mais