Sindicato de jornalistas deve processar Empresa Brasileira de Comunicação
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo decidiu, nesta quinta-feira (21), entrar com ação judicial para exigir que repórteres cinematográficos e fotográficos da tenham registro profissional do , informa o site do .
De acordo com a entidade, o edital do 1º concurso público da EBC desrespeita algumas das conquistas da categoria, no que diz respeito ao cargo de repórter cinematográfico e fotográfico. A empresa exige nível superior em qualquer área, mas não o registro profissional para o desempenho destas funções.
A ação questionará a obrigatoriedade de diploma para a inscrição no concurso, sob a argumentação de que a lei exige que o profissional possua o registro (MTB), mas não a graduação.
"O diploma universitário para jornalista de imagem é bem vindo, mas não podemos impedir que os atuais repórteres cinematográficos que já exercem a profissão legalmente concorram a vaga", explica o presidente do sindicato, José Augusto Camargo.
Criada em 2007 para gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais, a EBC é uma empresa do governo federal de economia mista. Entre as emissoras da empresa estão a TV Brasil, a Agência Brasil de Notícias, além de oito rádios.
Leia mais:
-
-
-






