Sindicato cria plantão de apoio a jornalistas vítimas de violência na eleição

Entidade vai oferecer apoio aos profissionais da área que sejam alvo de algum tipo de violência.

Atualizado em 18/10/2018 às 13:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) iniciou nesta quinta-feira (18/10) um plantão de apoio aos profissionais da área que sejam alvo de algum tipo de violência. O serviço atenderá quem for agredido, ameaçado, perseguido pessoalmente ou nas redes sociais. Crédito:Reprodução O profissional deve entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (11) 99300-1382. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail denucieoassedio@sjsp.org.br. Um diretor do sindicato fará o atendimento inicial e o departamento jurídico dará suporte.
O novo serviço funcionará, inicialmente, até 28 de outubro, data da realização do segundo turno da eleição. De acordo com o SJSP, "o plantão é motivado pelos casos de violência originados por questões políticas nas últimas semanas, da qual os jornalistas podem ser vítimas, em coberturas ou ao se expressar pessoalmente".
A entidade também está coletando relatos de ações para cercear o trabalho dos jornalistas e atos de censura relacionados à campanha eleitoral (a partir de agosto deste ano). Os casos serão encaminhados às autoridades responsáveis.