Sindicato catarinense pede que Polícia Federal investigue agressões e ameaças em Itapema

Sindicato catarinense pede que Polícia Federal investigue agressões e ameaças em Itapema

Atualizado em 14/04/2005 às 09:04, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

O Sindicato dos Jornalistas encaminhou hoje à superintendência da Polícia Federal de Santa Catarina um ofício solicitando que o atentado cometido contra o proprietário do jornal Info Bairros, Maurício Barth, e as ameaças contra o jornalista André Gobbo, sejam investigadas. No ofício, o presidente do SJSC, Luis Fernando Assunção, pede também que sejam dadas garantias de vida a ambos os profissionais.

Barth foi alvejado nas duas pernas no dia 23 de março, por desconhecidos que fugiram após o atentado. De acordo com seu relato, ele vinha sendo ameaçado de morte em função de denúncias publicadas no Info Bairros envolvendo a administração pública do município de Itapema.

Gobbo, do jornal Independente, também vem recebendo ameaças pelo mesmo motivo. No dia 4 de abril desconhecidos circularam pela rua em que ele mora, perguntando seu jornalista. No mesmo dia, o mesmo carro foi visto nas imediações da casa do irmão do jornalista.

O SJSC vem acompanhando ambos os casos com muita atenção. No início do mês a relatoria de Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) procurou a direção do Sindicato para conhecer detalhes do caso. O assunto já está sendo investigado pela Polícia Civil, e vem sendo acompanhado pelo Ministério Público.