Sindicato afirma que Globo errou ao utilizar ex-PM como repórter

Sindicato afirma que Globo errou ao utilizar ex-PM como repórter

Atualizado em 08/12/2010 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Arquivo IMPRENSA
Rodrigo Pimentel
A representação sindical dos jornalistas do Rio de Janeiro (RJ) condenou a Rede Globo por utilizar o comentarista Rodrigo Pimentel como repórter durante a cobertura das operações policiais no Complexo do Alemão, no começo do mês.
Pimentel, ex-comandante do Bope, participa atualmente como comentarista de segurança do jornal "RJ-TV". No entanto, durante as ações conjuntas das autoridades em morros do Rio, apareceu em links da emissora, trajando um colete à prova de balas, comentando os acontecimentos no Complexo do Alemão diretamente do local. Para o sindicato, a Globo "cometeu um grave erro".
"O erro da TV Globo torna-se ainda mais grave porque, ao confundir a figura de um policial com a de repórteres, expõe a riscos ainda maiores os profissionais da imprensa em geral que cobrem a violência na cidade, e não apenas os daquela emissora, tornando-os alvos em potencial de bandidos", afirmou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).
Na opinião da entidade, a Globo sempre teve inclinação para "separar o ofício do jornalista e o do policial, com a finalidade de garantir a segurança dos profissionais". Fato comprovado, segundo o SJPMRJ, já que a emissora realizou, em parceria com a entidade, treinamentos para seus repórteres que atuam em áreas de risco. "Diante disso, o Sindicato dos Jornalistas pede que tais fatos não se repitam".
A reportagem do Portal IMPRENSA tenta contato com a Rede Globo.
Reveja a de Rodrigo Pimentel publicada na edição de março de 2010 (254) da Revista IMPRENSA.


Leia mais