Sindicalistas ligados à Casa Rosada bloqueiam distribuição de jornais na Argentina
Sindicalistas ligados à Casa Rosada bloqueiam distribuição de jornais na Argentina
Na madrugada da última quarta-feira (4), sindicalistas ligados à Casa Rosada bloquearam a saída das empresas responsáveis pela distribuição dos jornais argentinos Clarín e La Nacion . Segundo informou O Estado de S.Paulo , a ação, convocada pelo sindicato dos caminhoneiros para exigir melhorias salariais, atrasou em várias horas a entrega dos periódicos nas bancas de jornais.
Na avaliação de oposicionistas e executivos dos jornais, a medida teve por objetivo boicotar a imprensa argentina, três semanas depois da aprovação da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. O texto é alvo de críticas, por aumentar o controle do governo sobre os veículos de comunicação do país.
"Tudo isso faz parte de um plano de governo para eliminar o pensamento crítico e a crítica jornalística", disse a deputada Silvana Giudici, que preside a comissão de Liberdade de Expressão da Câmara argentina.
Para a senadora da Coalizão Cívica, Maria Eugênia Estenssoro, o apelo sindicalista causa estranheza por ocorrer em um período de embate político entre poder público e empresas de comunicação. "Tudo nos desperta muitas suspeitas, porque o incidente ocorreu num momento em que o governo busca limitar a liberdade de imprensa das empresas privadas", avaliou.
A senadora diz ainda que o governo deveria "condenar esta e qualquer outra medida que impeça a publicação de informações". Segundo ela, as demandas sindicais devem ser resolvidas de outra forma.
Leia Mais
-
-






