Significado da vitória de Obama é tema de "Caminhos da Reportagem", da TV Brasil

Significado da vitória de Obama é tema de "Caminhos da Reportagem", da TV Brasil

Atualizado em 05/12/2008 às 13:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Significado da vitória de Obama é tema de "Caminhos da Reportagem", da TV Brasil

O significado da vitória de Barack Obama para os norte-americanos é o tema do programa "Caminhos da Reportagem", que vai ao ar nesta sexta-feira (5), às 22h, na TV Brasil.

Os repórteres Cláudio Bojunga e Tais Faccioli viajaram à Washington e Nova York na semana seguinte à vitória de Barack Obama. Para Bojunga, "a viagem foi muito importante, pois sua equipe não foi atrás da notícia quente do hardnews, e sim interpretar o que aconteceu no país".

Bojunga e Tais encontram uma América eufórica, ao mesmo tempo apreensiva, mas ao entrevistar professores, economistas, diplomatas e pessoas comuns, o repórter disse que "viu um país esperançoso, cheio de energia, e os mais velhos disseram que não viam essa euforia desde a eleição de John Kennedy".

Nas entrevistas pelas ruas, encontraram "uma mistura de um povo assustado com os rumos da crise econômica, mas confiante no futuro". Segundo Bojunga, Barack Obama visitou lugares nunca antes visitados por outros presidentes em campanha e fez uma campanha inédita pela internet: "Acho que ele é um estadista e tem um carisma extraordinário".

A equipe do programa entrevistou Kerry Kennedy, filha de Bob Kennedy e sobrinha do ex-presidente John Kennedy, que falou emocionada: "Meu pai disse em 1968, há quarenta anos atrás, que nós teríamos um presidente afroamericano. A gente pode imaginar o quão feliz ele estaria hoje".

Bojunga completa: "Obama pode ser uma grande presidente, vivendo um momento difícil", mas "foram oito anos de desastres do pior presidente dos EUA: George W. Bush", afirma. O jornalista entrevistou também Paulo Sotero, do jornal o Estado de S. Paulo em Washington, que afirmou que "a eleição de Obama é a ratificação da Declaração de Independência dos EUA".