Shopping do metrô pode ter Febem como vizinho / Por Josimara Silva e Geraldo Brito - UNICID (SP)

Shopping do metrô pode ter Febem como vizinho / Por Josimara Silva e Geraldo Brito - UNICID (SP)

Atualizado em 27/09/2005 às 12:09, por Por: Josimara Silva e Geraldo Brito e  estudantes de jornalismo da Universidade Cidade de São Paulo.

Cogita-se a construção de uma Unidade de Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) ao lado do Metrô Corinthians Itaquera. Segundo assessoria de imprensa da febem, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que a região necessita de uma unidade. Essa nova Febem faz parte de um projeto, em que haverá a instalação de mais 40 unidades no Estado de São Paulo. Com isso a unidade do Tatuapé será desativada aos poucos. Os moradores do bairro já estão fazendo lista de abaixo assinado para que não aconteça essa construção. A data e o local ainda não estão definidos, mas ao lado do metro existe uma área de aproximadamente de 60 mil metros, e essa unidade precisará de apenas 4mil. Nesse mesmo local há o projeto para construção de um shopping center.

Segundo assessoria de imprensa, a Unidade de Febem do Tatuapé será desativada por ser um modelo de concepção falido, já que suporta internos de outras regiões. Ela cita também que no Estatuto da Criança e do adolescente o menor deve ficar perto da família e no Tatuapé maioria dos internos são de Guaianazes, Itaquera, São Miguel Paulista e Campinas. Os menores da unidade a ser desativada serão transferidos para a febem mais próxima, Brás. Essa nova unidade será construída para suportar 150 meninos e será divida em duas alas, uma com perfil primário e outra com perfil grave, com menores que estiveram envolvidos em assaltos a mão armada e tráfico de drogas. Os moradores questionam os motivos da transferência da febem, por retirarem de um bairro considerado elitizado para um periférico.

Havia uma maquete na Estação Metro Corinthians Itaquera do Shopping Center que seria construído no mesmo local. Segundo Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) ainda não recebeu o cadastro, mas sabe que existe o projeto. Moradores da região se manifestam nas associações de bairro contra a construção da febem que pode vir a tirar a construção do shopping ou então torna-lo pouco rentável, reduzindo a quantidade de empregos que estavam a ser criados.