Seul comprará dois aviões para interceptar emissoras de rádio da Coreia do Norte
A Coreia do Sul comprará dois aviões de reconhecimento avançado em 2015 para interceptar mensagens de rádio da Coreia do Norte, após a espionagem sul-coreana saber, pela televisão, a notícia da morte do ditador norte-coreano, Kim Jong-il.
O objetivo das Forças Armadas sul-coreanas é estreitar a vigilância sobre a Coreia do Norte. Para isso, pensam em adquirir duas unidades da versão especial militarizada do Falcon-2000, produzido pela empresa Dassault Aviation da França, segundo disse à agência local "Yonhap", uma fonte do Governo que pediu anonimato.
Os serviços de inteligência e as autoridades militares da Coreia do Sul foram alvo de várias críticas por não perceber a morte do ditador norte-coreano, Kim Jong-il, no último dia 17, até que os meios de imprensa estatais norte-coreanos deram a notícia por rádio dois dias depois.
Os novos aviões-espião franceses serão desdobrados previsivelmente antes de dezembro de 2015. Nessa data, a princípio, as Forças Armadas da Coreia do Sul tomarão o controle operacional em caso de guerra, uma responsabilidade que atualmente as tropas dos EUA estabelecidas no país assumem.
O controle operacional está em Washington, desde o fim do conflito que colocou frente a frente as duas Coreias entre 1950 e 1953, e que acabou com um armistício em vez de um tratado de paz. Atualmente, são mais de 28 mil soldados americanos na Coreia do Sul.
Leia mais
-
-






