Setenta jornalistas são presos no Sudão em ato contra a censura

Setenta jornalistas são presos no Sudão em ato contra a censura

Atualizado em 17/11/2008 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta segunda-feira (17), a Polícia sudanesa prendeu cerca de 70 jornalistas do país, que participavam de um protesto pacífico contra a censura exercida pelo governo - principalmente sobre assuntos relacionados ao conflito em Darfur e às acusações feitas na Corte Penal Internacional (CPI) contra o presidente Omar el Beshir.

Realizada em frente ao Parlamento, esta não foi a primeira manifestação dos profisionais; no começo de novembro, três jornais independentes suspenderam suas publicações e mais de 150 jornalistas sudaneses fizeram greve de fome.

Segundo a agência de notícias AFP, apesar do Sudão garantir a liberdade de imprensa e de expressão através da Constituição, funcionários do aparelho de segurança que controla o fechamento das edições de jornais exercem a censura todas as noites.

As prisões não foram confirmadas pela Polícia sudanesa.

Leia mais