Serviço vinculado ao Google permite que internautas homenageiem soldados dos EUA mortos

Serviço vinculado ao Google permite que internautas homenageiem soldados dos EUA mortos

Atualizado em 27/05/2009 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma ferramenta criada pelo norte-americano Sean Askay, engenheiro do Google, permite que os internautas, através do Google Earth, prestem homenagens aos militares mortos no Iraque e Afeganistão. O mapa virtual Map the Fallen aponta como e onde cada um dos combatentes morreu.

Além disso, com a ferramenta - que não tem relação com a empresa de buscas - o soldado morto pode ser colocado próximo à cidade onde morava, nos EUA, e ganhar um perfil detalhado.

De acordo com Askay, o objetivo é "conectar o internauta com cada uma das histórias deles [militares]. É possível ver fotos, descobrir como morreram, visualizar os comentários de parentes e amigos, além de explorar os lugares onde eles viveram e morreram".

"Reconheço que esse mapa representa apenas uma parte da história. Os iraquianos e afegãos tiveram muitas perdas de civis por causa dessas guerras, sem contar nos civis norte-americanos, civis da coalizão, empreiteiros e repórteres que também morreram", completou o engenheiro.

Uma linha do tempo permite que os internautas vejam as mortes em ordem cronológica desde 10 de outubro de 2001, informou a CNN. O usuário também pode fazer buscas pelo nome, idade, sexo, cidade natal e local de morte das vítimas.

Leia mais