Serviço secreto russo prende suspeitos pelo assassinato de jornalista e advogado

Serviço secreto russo prende suspeitos pelo assassinato de jornalista e advogado

Atualizado em 05/11/2009 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (5), dois suspeitos pelo assassinato da jornalista tchetchena Anastasia Baburova e do ativista Stanislav Markelov - ocorrido em janeiro - foram detidos pelo serviço secreto russo.

Os dois foram mortos no centro de Moscou, após saírem uma entrevista coletiva denunciando a libertação antecipada do ex-coronel Yuri Budanov, que matou a jovem chechena Elza Kungaiva em março de 2000.

Um tribunal do país considerou que haviam provas suficientes para julgar os suspeitos Nikita Tikhonov e Ievgenia Khasis. Segundo a agência de notícias Interfax, eles são antigos membros do grupo ultranacionalista Unidade Nacional, e foram apresentados ao tribunal encapuzados e algemados.

A polícia acredita que o alvo principal do ataque era o advogado, e que a jornalista, que trabalhava para o jornal Novaia Gazeta , foi atingida ao tentar defendê-lo. Serguei Sokolov, diretor-adjunto da publicação, recebeu positivamente a notícia da detenção.

No entanto, ele afirmou que ainda não é possível saber "se são suspeitos da autoria do crime ou de terem dado a ordem", informou o Público .

Leia mais