Serviço secreto da Bielorússia revista casa de cinco jornalistas
Serviço secreto da Bielorússia revista casa de cinco jornalistas
Na manhã da última quinta-feira (27), os serviços secretos da Bielorússia, KGB, revistaram as casas de cinco jornalistas do país e confiscaram computadores. Houve tentativa de busca na residência de um sexto jornalista, Vadzim Barshcheusky, que se recusou a abrir as portas aos agentes.
Os profissionais são acusados de difamar o presidente Alexander Lukashenko em cartoons divulgados no evento "Terceira Via", ocorrido em 2005.
Esses eventos seguem-se a agressões, apreensões, detenções e processos judiciais contra repórteres que cobriram protestos em Minsk no início desta semana e, segundo a presidente da Associação de Jornalistas da Bielorrúsia, Zhanna Litvina, "não são mais do que represálias pela cobertura imparcial dos eventos e pela divulgação de informação verdadeira sobre a situação econômica e social do país".
Ainda assim, a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) se manifestou sobre o caso afirmando que a melhor solução para o país é que as autoridades passem a respeitar a liberdade de imprensa e o trabalho dos jornalistas.
As informações são do site dos Jornalistas Online.
Leia mais:






