Sertanejos dão golpe no YouTube para aumentar visualizações, diz colunista

Um esquema de fraudes para alavancar o número de visualizações de vídeos de artistas no YouTube seria utilizado por diversos cantores de música sertaneja, segundo informações do colunista Léo Dias, do jornal O Dia .

Atualizado em 06/06/2013 às 13:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Fingindo ser assessor de um artista, Dias conversou por telefone com o especialista na fraude, identificado como Magalhães. Ele admitiu a existência de uma ferramenta automática para promover o aumento de visualizações por meio de acessos em celulares.
"De um milhão de acessos, 950 mil são via mobile. Eu prefiro trabalhar com geração de acessos reais", diz Magalhães, explicando que possui contas em redes sociais para burlar a segurança do YouTube. "O mobile cobra R$ 3 mil por um milhão de visualizações. Eu cobro R$ 7,5 mil. Mas se o sistema deles cai, eu cobro mais caro."
Magalhães disse já ter trabalhado com Gusttavo Lima, Luan Santana, Munhoz & Mariano e Gabriel Gava. "Estou tentando falar com o escritório do Naldo. Hoje, eu consigo ganhar o prêmio Multishow com qualquer artista", diz.
A assessoria do YouTube no Brasil informou que leva a sério qualquer abuso contra o seu sistema.