Serra diz que "Manifesto em Defesa da Democracia" foi oportuno à liberdade de imprensa

Serra diz que "Manifesto em Defesa da Democracia" foi oportuno à liberdade de imprensa

Atualizado em 01/10/2010 às 15:10, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por O presidenciável tucano José Serra afirmou, nesta sexta-feira (01), que o Manifesto em Defesa da Democracia foi criado em um momento oportuno para o país e para a liberdade de imprensa.
"Um manifesto que venho no momento certo, quando, na verdade, tem crescido no Brasil uma onda antidemocrática, que começa com o controle de liberdade de imprensa e pela liberdade de expressão", disse Serra, por meio de vídeo publicado no Youtube, em resposta ao questionamento de um internauta.
Para o candidato, o Governo escolheu acusar um suposto golpismo midiático a desmentir factualmente os veículos de comunicação diante dos recentes escândalos.
"A imprensa noticia desvio de dinheiro, escândalo, corrupção, propinas e o pessoal, em vez de se defender, o governo, em vez de investigar, fica acusando a imprensa de fazer o jogo político cultural", afirmou. "Essa é uma maneira de solapar um dos pilares fundamentais da democracia, que é a liberdade de imprensa", acrescentou.
Serra aproveitou, ainda, para lembrar que o manifesto não trata apenas dos ataques à democracia camuflados de críticas à imprensa, mas o "uso da máquina pública para fins privados". O candidato sublinhou que o documento é histórico considerando sua intenção e as figuras que aderiram.
O Manifesto
O documento intenta preservar os preceitos democráticos, a liberdade de imprensa e expressão e foi lançado, na última quarta-feira (22), com o apoio de juristas e personalidades durante evento que reuniu cerca de 250 pessoas, em frente à sede da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
O manifesto recebeu o apoio, entre outros, do Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, os atores Mauro Mendonça e Carlos Vereza, e também o poeta e intelectual Ferreira Gullar.

Leia mais